CORRIDA: MITOS E VERDADES

A corrida de rua é um momento de socialização e descontração correr promove inúmeros benefícios

Iremos tratar de mitos e trazer algumas verdades sobre a corrida de acordo com a ciência:

 

“A corrida tem um estigma de que é uma atividade física que pode machucar, mas isso é um mito. O que se tem muitas vezes é a aplicação de um treino inadequado para determinadas condições, e assim até uma hidroginástica pode fazer mal, mas a corrida, dentro da condição adequada, não gera problemas para o corpo.”  Diego Leite de Barros, Fisiologista do Hospital do Coração.

 

Dentre diversos esportes,a corrida enfrenta muitos estigmas que vão se popularizando de maneira equivocada o que, infelizmente, causa uma resistência nas pessoas para participar dessa atividade que promove tantos benefícios à saúde.

 

1° Correr vai acabar com o seu joelho, mito ou verdade?

Isso é mito, estudos indicam que a corrida recreativa não prejudica os joelhos. Pelo contrário, pode fortalecer as articulações e reduzir o risco de osteoartrite. Segundo a fisioterapeuta, especialista em biomecânica, Raquel Castanharo, “Quem corre tem o joelho mais saudável do que quem não corre. Uma pesquisa mostrou que a incidência de artrose entre pessoas que correm por hobby é 3,5%. Já em sedentários, esse número sobe para 10,2% e esses fazem mais cirurgias para colocar prótese no quadril e joelho. Quando falamos em alto rendimento a história é outra, mas está muito claro que correr por saúde é muito melhor para o joelho do que o sedentarismo.” É evidente que cada pessoa precisa de um treino individualizado e personalizado.

 

2° Para ter a melhor performance é preciso correr todos os dias, mito ou verdade?

Não, isso é um mito que pode induzir as pessoas a cair no erro de não descansar. O que é uma problemática, pois precisamos de descanso para que os nossos músculos não entrem em overtraining. Nesse sentido, a longo prazo os dias de descanso são importantes na recuperação e influenciam diretamente na desenvoltura da forma física.

O DESCANSO É IMPORTANTE

 

3° Corredores não precisam de musculação, mito ou verdade ?

Isso é um mito.

 Nessa perspectiva, os treinos de musculação são fundamentais para fortalecimento e desenvolvimento muscular, pois eles melhoram a eficiência da corrida e a economia de energia Além disso, a musculação ajuda na prevenção de lesões, melhora postura e aumento da absorção dos impactos o que irá proteger as articulações. 

Para melhorar o desempenho na corrida, é recomendado fortalecer os músculos do core e do quadril, além dos músculos isquiotibiais, quadríceps, glúteos, tibiais e panturrilha. Esse processo de treino deve ser acompanhado de um treinador especialista que vai adequar o seu treino de acordo com as suas especialidades.

 

4° Não ter consistência nos treino isso atrapalha o desenvolvimento ?

Sim, a falta de consistência é um dos maiores fatores que impedem o pleno desenvolvimento da melhor performance de um atleta seja ele iniciante, seja ele veterano. Porque dificulta o crescimento da resistência física e do condicionamento físico. 

É necessário ajustar a sua rotina para treinar pelo menos de 2 a 3 vezes por semana, sendo fundamental o auxílio de um especialista.

 

Considerações finais:

Com base nesses dados, compreendemos importância da corrida na nossa vida, pois ela impacta diretamente em todo o funcionamento do nosso corpo promovendo inúmeros benefícios, como melhoria do sistema cardiovascular, aumento da produção de endorfina, além disso a socialização com outras pessoas.  Nesse sentido, a corrida é um importante aliado no desenvolvimento pessoal. 

É importante basear-se em informações científicas e consultar profissionais especializados ao iniciar ou manter uma rotina de corrida. Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios dessa prática de maneira segura e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *